quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Entre a democracia e a hipocrisia.




Infelizmente, o blog "O Mundo é Fake" teve de ser inaugurado com um tema um pouco mais incômodo do que o objetivo para o qual foi criado, mas com a aproximação das eleições, sinto-me na obrigação de abordá-lo neste espaço, pois acredito que o tema tem tudo a ver com o seu propósito: "Denunciar às pessoas a falsidade com que a mídia e alguns setores da sociedade pintam o mundo". Não que este seja um tema novo, mas parece que não importa o quanto as pessoas sejam instruídas... sempre há espaço para a manipulação da opinião em favor de uma minoria dominante. Mas vamos deixar de papo furado e vamos direto ao assunto.
Com as eleições de 2010, o Brasil se dividiu em temas que até há pouco tempo adormeciam no limbo da opinião pública pelo simples fato de não terem a devida importância com que a mídia agora, levanta e questiona os candidatos à presidência da república. Temas como o aborto e a união de pessoas do mesmo sexo, que eram tratados como coisas cotidianas, agora se levantam como se fossem os fatores preponderantes para a escolha de um líder de um país do tamanho do Brasil.
Dizer que a democracia pressupõe a tolerância entre as escolhas pessoais de nossos semelhantes não parece tão importante quanto afirmar que aqueles que defendem o aborto em hospitais públicos são vilões cruéis, que não prezam pela vida e pelos valores cristãos.
Essa encruzilhada que as igrejas cristãs (católicas ou protestantes) trouxeram convenientemente à luz da discussão em vésperas de eleição, questões que serão em breve jogadas de volta na grande caixa da demagogia hipócrita que a sociedade guarda para revirá-la quando lhe convém.
Como se não houvessem temas mais importantes para se debater nesse momento, como o acesso maior dos cidadãos à saúde pública, em troca dos altos impostos que pagamos, mesmo tendo que desembolsar mais uma bela quantia em um plano de saúde particular para termos um atendimento decente ou os valores extorsivos que pagamos em escolas particulares para que nossos filhos não estejam sujeitos a saírem semi-analfabetos das escolas públicas. Sem contar os pedágios que pagamos para nos locomovermos de uma cidade a outra, como se fosse nossa a obrigação de pagar por uma estrada bem cuidada e devidamente sinalizada. Quem mora em SP sabe que o peso dos gastos com condução, alimentação, saúde, educação, telecomunicações e segurança levam do bolso do contribuinte, nada menos que 65% do dinheiro ganho com o suor do seu trabalho. Mesmo assim, parece que o cidadão está bem contente, pois tudo o que importa na escolha do próximo presidente é saber se o filho do vizinho (ou o seu próprio) não se casará com um outro rapaz ou se a sua filha de 14 anos cometerá o ato estúpido de fazer um aborto, porque não teve em casa ou na escola a instrução suficiente para saber que hoje existe pílula anticoncepcional ou preservativos (que além de prevenir a gravidez, também evita DSTs) .. A hipocrisia dos seres humanos tem a proteção implacável da mídia e das igrejas, que alimentam o preconceito e a estupidez, mesmo com o avanço da ciência, não enxerga que o conceito de Deus é uma criação humana para desviar nossos olhos do óbvio. Se um planeta com 4,5 bilhões de anos, que Galileu há 400 anos provou que não era o centro do universo, como afirmava a sapientíssima igreja, não passa de um grão de areia na imensidão do cosmos, é tão insignificante que uma forma rara de vida inteligente (ou nem tanto) precisa inventar um ser superior para justificar a sua própria evolução, negando a razão da ciência, que Charles Darwin investigou e comprovou no livro "A Origem das Espécies" há mais de 100 anos. Mesmo assim, nós, ignorantes seres pseudo evoluídos sentimos a necessidade de acreditar em algo inalcançável para negar a verdade simples de que nós estamos na vida apenas de passagem e daqui, não iremos para lugar algum. Mas se eu digo isso, protegido pela liberdade de expressão da qual a constituição me ampara, logo surgem pessoas que me condenam e me julgam o Anti-Cristo e o disseminador da discórdia e pregador de Satanás. Infelizmente, meus amigos, o mundo é assim ... O Mundo é Fake. E no decorrer das próximas semanas, darei a vocês, em doses homeopáticas, um pouco mais da verdade nua e crua que a mídia e os líderes religiosos convenientemente escondem dos nossos olhos, numa tentativa de evitar a próxima revolução à qual a humanidade está prestes a testemunhar: A REVOLUÇÃO INTELECTUAL.

Um comentário: